Sopa de Cebola Gratinada

Essa sopa eu aprendi a fazer quando vim morar na Europa. Foi uma das minhas primeiras “paixões” de inverno ! É um dos hits dos restaurantes belgas e parisienses !

dsc010713

Você vai precisar de:
3 cebolas grandes cortadas em oito partes
Manteiga
Bouillon de carne feito com 2 litros de água e 2 tabletes de caldo de carne
Folhas de louro
Alecrim picado
Fatia de pão italiano (qdo eu nao tenho, torro o pão de forma na torradeira)
Queijo gruyère ralado (ou ementhal)
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino

Refogue por 20 minutos em fogo baixo a cebola na manteiga. Mexa sempre para evitar que pegue no fundo, tampe a panela até que a cebola fique transparente e dourada. Acerte o sal e a pimenta. Quando a cebola estiver caramelizada, despeje o caldo de carne, a folha de louro e o alecrim picado. Ferva e depois deixe cozinhar por 15 minutos. Em tijela separadas (dá pra duas ou três porçoes) despeje a cebola e o caldo, sobre o caldo coloque a fatia de pão e cubra tudo com o queijo parmesão e o queijo gruyère . Leve ao forno pré aquecido para gratinar e sirva em seguida.

Um comentário em “Sopa de Cebola Gratinada

  1. Dani, TE AMO!

    Desde que cheguei em Paris que queria saber como fazer essa sopa!

    É boa demais, mas tenho certeza que a sua é melhor.

    Sorte do Gabs e do Marc.

    BeijAs!

Deixe um comentário