Sabores da Romênia

Uma das melhores coisas de ser expatriado é aventurar pelos sabores e cultura de outro país. A gente tem um determinado tempo, no nosso caso 3 anos, para desbravar o paladar do novo país. Daí, que tudo vira motivo de festa. Melhor ainda, aproveitar a festa dos nossos anfitriões !

A Páscoa aqui na Romênia, um país cristão ortodoxo, é uma semana depois da Páscoa católica. Então enquanto no Brasil, por exemplo, tá todo mundo se entupindo de chocolates, aqui ainda estão celebrando o Domingo de Ramos.

E, é no Domingo de Ramos que a cidade onde eu moro, Galati, faz um super festival gastronômico. Vem gente de tudo que é lugar passar o dia comendo Scrumbie, o peixe do Rio Danúbio, assado ali na hora. O calçadão aqui do Danúbio fica lotado, fecham a rua, fazem shows, música altíssima. Uma verdadeira festa brasileira, ops, romena🙂

dsc02890

Vocês já viram panqueca no espeto ? Pois bem, esse aí da foto é o Kürtos Kolac. Pelo trema e quantidade açúcar, dá pra perceber que é de origem turca.

dsc02891

 Depois de assados, os Kürtos Kolac podem ter sabor de nozes, côco, mais açúcar, etc etc.

dsc02892

Já nas churrasqueiras encontrei linguiças variadas e o Mici. Que vem a ser um parente próximos das kaftas: carne de porco moída temperada com ervas e pimentas. Coloca ali pra grelhar, e temos as tapas romenas ! São maravilhosas, para comer com pão e mostarda.

dsc02893

 E, na foto acima, o homenageado do dia: Scrumbie. Que é da família das sardinhas. Só faltou um vinagrete e farofa🙂

dsc02898

Sentamos nessas mesas espalhadas ao longo do calçadão, comemos nossas tapas com cervejinha e o dia foi loooongo !!

A Romênia não é danilicious ?

13 comentários sobre “Sabores da Romênia

  1. Dani
    Que delicia o seu blog! Nossa, Como voce foi parar na Romenia? Trabalho numa empresa que faz distribuicao para a TV Globo e , as vezes, mandamos novelas prai. Voce ja assistiu alguma na telinha local? Tambem adoro cozinhar e quantas comidinhas diferentes por aqui. Beijos

  2. Oi Dani, acabei de voltar de Manaus, segui a sua dica da praia da lua e foi ótima, adorei, fomos pelo barco lotação e passamos o dia todo na praia. Uma outra dica que eu daria é o Museu do Seringal, que além de ser muito bonito, é bastante interessante.

  3. Cida, o outro blog eu fechei. Mas vc encontra comentários meus lá no VNV com algumas dicas. Só procurar no índice Amazonas-Manaus e abrir os posts que tem comentários meus ! Bjos.

  4. Oi Dani adorei suas receitas. Vou experimentar a batata gratinada. Agora gostaria também de visitar o seu blog de viagens, pois estou com uma viagem programada para Manaus e sei que vc tem várias dicas de lá,mas como ele é só pra convidados, gostaria de saber se eu poderia fazer parte desse grupo de convidados.

  5. Boa tarde!!!
    estou indo para a romeia fazer um intercambio de um ano, e na verdade nao cocheço muito sobre a romenia, e estou muito ancioso de conhecer essa cultura e principalmente suas comidas xD, mas falando realmente serio, gostaria de saber se puder me enformar, como sao os habtos da galera desse lado, e sua lingua o romeno é muito dificil de falar?
    vc tve que fazer algum curso para poder se vira ai?

    obrigado e grande abraços dani (é esse o seu nome )

  6. Oi Dani!

    Espero que esteja feliz em sua temporada Romena.
    Meu pai tinha uma amigo romeno que costumava freuqentar a nossa casa no século passado. Ele dizia que havia muita semelhança entre o português e o romeno. Que poderíamos pedir no açougue: “Um quilo de carne” exatamente como aqui. Aí, leio o seu blog e vejo que não é nada disso!! Lá se vai uma falsa crença que tinha🙂

    Queria te fazer uma pergunta. Você conhece a Ilha de Marajó? Estou planejando uma viagem para Belém em outubro e encontrei algumas pousadas na ilha, mas não tenho referência de ninguém que tenha ido. Não vi nada no seu blog sobre Marajé, mas não custa tentar:-)

    Beijos pra você e pro Gabs!
    Lena

  7. Dani, que delícia! Eu comi esse tal de Kürtos Kolac lá em Praga. Tem em toda esquina. Ainda pedi com uma camada por dentro de nutela…hummm muito bom! Bjoo

  8. É muito gostoso poder conhecer através de pessoas como você, que vivem fora do nosso país, um pouquinho de outras culturas.
    Bjs
    Fla

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s