Aula de Geografia Belga

A Cissinha perguntou se na Bélgica não se falava belga. Mas lamento informar que aqui fala-se tudo, menos belga.🙂

Vamos la.

A Bélgica é dividida em três partes: cabeça, tronco e membro. Ops. Não é isso. Essa era a aula de ciências da sexta série (era?).

Recomeçando.

A Bélgica é dividida em três regiões: Flandres, Valônia e Bruxelas Capital.

Consultando o grande oraculo Wikipedia, encontrei:

A Bélgica (em neerlandês België, francês Belgique e alemão Belgien) é um país da Europa Ocidental pertencente à União Europeia e à NATO (OTAN). A capital é Bruxelas. É limitado a norte pelo Mar do Norte e pelos Países Baixos, a leste pela Alemanha e pelo Luxemburgo e a sul e oeste pela França.

Então ja deu pra sacar que por aqui se falam 3 idiomas: neerlandês, francês e alemão. Como assim um pais IMENSO desse fala três idiomas ? Pois é. Fala. Isso pq não somei aih o inglês, arabe e russo que vc facilmente ouve nas ruas.

A Bélgica é um país heterogêneo dividido em três línguas:
Neerlandês (por vezes, e imprecisamente, chamada também “Flamengo” ou “Holandês”) : Flandres, no norte
Francês: Valónia, no sul
Alemão: uma pequena região no leste do país

Então é isso, eu moro em Flandres. Mais precisamente em Vlaams-Brabant, e logo, preciso falar neerlandês. So que à 18 km daqui fica Bruxelas, e la fala-se francês. Vivo num mundo de fronteiras linguisticas, mas a minha prioridade é sempre o neerlandês.

Essa divisão linguística causa conflitos na Bélgica; em Flandres há actualmente um número importante de pessoas querendo se separar da Valónia, não só por motivos de diferença linguística, más também por causa de incompatabilidade económica. Alguns querem um federalismo muito avançado, outros a independência e ainda outros querem se unir aos Países Baixos (Holanda).

Credo, onde eu vim parar ?

4 comentários sobre “Aula de Geografia Belga

  1. A Mile tá louca…Não sei vc, nega, mas eu nem no holandês, quando mistura francês junto, daí que a coisa pega, hahahahaPor enquanto vou me virando bem no inglês, mas pressinto muitos problemas em um futuro próximo, hahahaBeijos e beijos pro Gabi, ele deve estar uma delícia!

  2. Que nem na Suica, atravessa uma ponte ou rua e jah se fala outro idioma, nao sei se na Belgica eh igual, mas voce ve uma diferenca grande nas casas e ateh mesmo como as pessoas se vestem.Eu acho o maximo!bjs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s