Parintins !

Esta é a semana em que Manaus fica completamente vazia. Vc não vê tanto congestionamento, e a vida noturna fica quase inexistente. O pq de tudo isso ? Muito simples, é a semana do Festival Folclorico de Parintins.
Pra contar pra vcs o que é esse festival eu fui fazer uma pesquisa no google.

¤ Onde
fica Parintins ?

De acordo com a wikipedia Parintins é um município brasileiro do estado do Amazonas.O segundo maior do Estado, um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia.

¤ O que é o Festival de Parintins ?

Também na wikipedia diz que, o Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último final de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. O festival é uma ópera à céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo, uma estrutura com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local e é realizado desde 1965. Até 2005 era realizado sempre nos dias 28, 29 e 30 de junho. Uma lei municipal mudou a data para o último fim de semana desse mesmo mês.

¤ Quem é cada boi ?
CAPRICHOSO – Simbolizado pela estrela azul, pela versão oficial o boi começou em 1925 após a saída de um de seus componentes, que foi substituído por dois irmãos cearenses, os quais criaram o boi para pagar uma promessa, mas existem outras interpretações da história: Uma é de que teria surgido em meados da década de vinte, através de moradores de Parintins que se reuniram para fundar um Boi-bumbá, e homenagear o Boi Caprichoso, que já existia na cidade de Manaus. A idéia tanto deu certo, que o dono do Boi Galante de Parintins (existente desde 1922) aceitou a idéia. Finalmente dizem que dois cearenses que ali chegaram, criaram o Boi para pagar promessa. Segundo eles, um Boi seria colocado para dançar nas festas de São João caso os dois tivessem sucesso na nova terra.
GARANTIDO – Simbolizado pelo coração vermelho, o boi foi fundado em 1913 por Lindolfo Monteverde, famoso cantor de versos do local. Durante o serviço militar Monteverde adoeceu, e fez promessa para São João de que, caso recobrasse a saúde, criaria um Boi que sairia todos os anos à rua enquanto ele vivesse. E assim continua até hoje. Quanto ao nome Garantido, as versões são muitas. Uma delas é de que teria surgido durante uma briga com o Boi contrário (em Parintins a torcida de um Boi chama o rival de contrário). Segundo Lindolfo, o seu Boi saia inteiro, enquanto o contrário sempre tinha o chifre quebrado. “Isso é garantido” dizia ele. Outra hipótese envolve o repentista Emídio Vieira, que fez um desafio a Lindolfo: “… vou caprichar no meu Boi”.E a resposta veio em seguida: “Pois capriche no seu que eu garanto o meu”.

¤ Como é a apresentação dos bois ?
Inevitavelmente o Festival de Parintins é comparado ao Carnaval carioca. Afinal de contas, ambos envolvem carros alegóricos e fantasias. No entanto, as comparações param por aí. Em 1º lugar, durante o Carnaval, as escolas de samba (14 no grupo Especial, mais 12 no grupo de acesso), compostas por diversas alas, desfilam ao som do samba cantado por seu puxador. Além disso, o desfile ocorre conforme uma parada: tem início na concentração, atravessa uma passarela, e termina na dispersão. Já Parintins tem a dinâmica de uma Ópera: o espetáculo acontece dentro de uma arena circular, onde cada um dos bois realiza seu desfile com carros alegóricos que se mexem, e produzem vários efeitos especiais. Além disso, cada boi tem sua “galera”, a qual ensaia uma coreografia para o desfile. Finalmente um fato que merece destaque, é que enquanto um Boi desfila e sua galera faz coreografias, a galera do contrário deve permanecer em silêncio, para não ofuscar o espetáculo. Uma verdadeira lição de cavalheirismo.

¤ Algumas curiosidades:
– Se fosse depender do contexto da fauna amazônica, o Festival de Parintins deveria festejar a onça pintada, ou a cobra sucuri. Não o boi. Mas o Boi-bumbá foi uma conseqüência do ciclo da borracha, quando milhares de nordestinos foram tentar a sorte na cultura extrativista do látex. Eles vieram de uma região tipicamente pecuarista, e trouxeram seus costumes, como o Boi-bumbá das festas juninas da região.
– Os jurados somente utilizam canetas de cor verde, para não haver influência no resultados por causa das cores.
– A música, que acompanha durante todo o tempo, é a toada, acompanhada por um grupo de mais 400 ritmistas. O ritual dos Bumbás mostra a lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina que conseguem, com a ajuda do Pajé, fazer renascer o boi do patrão. Conta a lenda que Mãe Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais bonito da fazenda. Para satisfazer o desejo da mulher, Pai Francisco manda matar o boi de estimação do patrão. Pai Francisco é descoberto, tenta fugir mas é preso. Para salvar o boi, um padre e um médico são chamados (o pajé, na tradição indígena) e o boi ressuscita. Pai Francisco e Mãe Catirina são perdoados e há uma grande comemoração.
– O Garantido, considerado o “boi do povão”, acumula 21 vitórias contra 15 do Caprichoso, “o boi da elite”.

¤ O que é a toada de boi ?
O canto das toadas vem da pequena ilha de Parintins. Os dois Bois dançam e cantam por um período de três horas, com ordem de entrada na arena alternada em cada dia. A toada é a música que acompanha a apresentação dos dois bois durante todo o tempo, acompanhada por um grupo de mais 400 ritmistas. As letras das canções resgatam o passado de mitos e lendas da floresta amazônica. Muitas das toadas incluem também sons da floresta e canto de pássaros.

¤ No youtube encontrei alguns videos interessantes. Clique nos links abaixo pra ver, ouvir e sentir o que é o boi de Parintins:

E aih, alguém tem algum palpite
de qual é o meu boi preferido ?
Fontes da pesquisa:
Parintins , Terra ,
Wikipedia , YouTube.

11 comentários sobre “Parintins !

  1. This is an age when people are growing more and more health conscious and are becoming more aware about their bodies. The health info sites on the internet are the best guides to these kinds of people.

  2. Dani G.Tudo bom? Espero que esteja tudo ótimo com vc e com o pequeno Gabriel. Parabéns!!!! Muita saúde e felicidade para esta nova família.Olha, estive em Manaus uma vez apenas e assistia todas as noites aquele show para turistas na praia do Rio Negro perto do Hotel Tropical. Eu achei o máximo o ritmo da toada, a coreografia, tudo. Diferentemente de seu amigo do comentário de cima que deve ser do AM e conhece a tradição mais genuina, eu me contentei em conhecer o “pograma de turista”. Achei tão legal que toda noite, eu ia do Centro de Manaus até lá de ônibus só pra ver o show. Jurei que um dia vou a Parintins para ver “the real thing”. Com certeza, é o maior espetáculo folclórico do Brasil, o mais empolgante e o mais bonito.

  3. O meu preferido é o do Porcão: costela de ripa, bife de Anche…huuuuum! Eu gostava de boi na época genuína do boi, do dois pra lá, dois pra cá…depois que vieram aqueles dançarinos e dançarinas espivitadas com aquelas coreografias impossíveis, eu deixei de gostar…Mantenho uma afeição pelo boi do povão, porque lembro de uma ocasião em que fui toda azulada pra Ilha, mas a toada do vermelho foi tão forte e tão tocante que virei a casaca. Não só eu, eu e todos do barco chique e elitizado que eu fui, rs! O barco voltou rubro!!Eu acho que vc se não é, deveria ser vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhão…rs!Beijoooooooo!!!

  4. é uma pena que a gente nao de o valor devido a essas festas folcloricas! no rio as pessoas nem falam sobre o assunto e ninguem sabe realmente o pq da festa. Mas agora, quanto ao meu boi preferido…com certeza vai ser um bem passado com bastante sal haha😉 bjs!

  5. O meu boi preferido é o lá da Churrascaria Búfalo: suculento, no ponto, vai com uma farofa que é uma beleza… e quanto ao “recesso bovino”: ok, o Festival em si é fantástico, e coisa e tal. Mas quem fica em Manaus bem que gostaria que ele durasse aí uns 6 meses… quanta tranqüilidade! quanta paz! Quanta cerveja gelada sobrando em tudo que é bar! Manaus vira o paraíso!

  6. Ahhhhhhhh…o Caprichoso é um mero coadjuvante perto do Garantido! Olha a farpaaaaaa😉 heheheE aí, que dia esse bb nasce?Bjus

  7. Olha Marcinha tu paras de graça que eu vou parir primeiro, não posso perder a pole position hahahaha

  8. Rsrsrsrs Dani, não tenho nem idéia qual seu boi mas vou colar do comentário acima. Azul!!!!Ah, passei por aí com meu pai mas foi uma correria só.Agora não tenho programado nada. Acho que vou esperar mais assim conheço o Baby tbm!!! Hehehe!Bjo!!

  9. ah, eu vi uma reportagem sobre este festival outro dia na tv!e aí, firme e forte? vamos parir no mesmo dia?bjs

  10. AZUL,,,,,,,,, acertei? tambem , nao vale eu já sabia….mas ninguem precisa saber.rs beijocas no canceriano, que esta chegando,, deixa ele vir no tempo dele e a mamae tem mais tempo de se preparar, aproveita e canta pra ele BOI boi boi,, boi da cara prêta ,, tadinho ele vai ficar ai dentro se ouvir isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s